Antes do Verão chegar já andamos a planear as nossas férias e não podemos esquecer os nossos patudos!
O que vamos fazer com eles nas férias? Será melhor levá-los connosco, deixá-los num hotel para animais ou contratar um pet sitter? Só mesmo você e o seu melhor amigo podem responder a esta pergunta.
O local para onde vai aceita animais? O seu pet gosta de viajar? Ele tolera estar num local diferente com outros animais? Ou está habituado a estar sozinho no seu território? Responda a estas perguntas e procure a melhor opção. Alguns animais não gostam de mudanças na rotina por isso convém planear com antecedência.
Se decidir deixar o seu amigo de quatro patas certifique-se que ele se habitua ao local e pessoas com quem vai ficar. Leve-o a passar um dia no hotel ou peça à pessoa que vai fazer pet sitting que passe lá em casa antes de ir de férias para ver como reagem.
Se levar o patudo de férias não se esqueça de verificar que ele tem todos os documentos em dia. Isto é importante, não só para viajar para o estrangeiro como dento do país! O seu médico veterinário pode ajudá-lo com todas as questões legais, mas não se esqueça que alguns documentos podem levar algum tempo a ficar prontos.
Preparar a bagagem do seu pet também é importante: transportadora, cinto de segurança ou uma rede de segurança para o carro são imprescindíveis tal como comedouros e bebedouros, brinquedos, kit de primeiros socorros e o contacto de uma clínica veterinária próxima do local para onde vai. Se o seu animal enjoa nas viagens ou fica demasiado nervoso fale com o seu médico veterinário pois pode haver alguma medicação ou treino específico para o ajudar.
Finalmente não esqueça de habituar o seu amiguinho ao meio de transporte que vai utilizar. O ideal é fazê-lo o mais cedo possível, começando mal ele chega a nossa casa. Se tem um cachorro ou um gatinho leve-o a passear de carro, comboio, barco e todos os meios de transporte possíveis. Se nunca o fez vai sempre a tempo de começar a treiná-lo.
No caso dos cães pequenos e gatos deve começar por os habituar à caixa de transporte treinando-os uns minutos por dia dando um biscoito de cada vez que eles entrem e fiquem lá por uns instantes. Deixar a transportadora sempre aberta e num local acessível para que o seu cão ou gato possa entrar e sair quando quiser. Colocar lá dentro uma manta ou cama confortável incentiva a que eles fiquem lá a descansar e associem a transportadora a momentos relaxantes. Por vezes pode também deixar um brinquedo ou um biscoito lá dentro para que eles comecem a associar a entrada na transportadora a recompensas agradáveis.
A habituação ao carro é obrigatória para quase todos os animais de estimação. No caso do seu amiguinho não precisar de ser transportado na caixa pode começar logo pela habituação ao carro da mesma forma que se faz com a transportadora. O ideal é ter alguém para conduzir enquanto você o vai recompensando ou usar brinquedos com comida para o manter distraído (desde que o seu pet já esteja habituado a usá-los).
Se precisa de treinar o seu gato ou cão para viajar contacte-me e terei todo o o gosto em ajudá-lo para que possa ir de férias descansado!
Comments