Nesta época natalícia decoramos as nossas casas com uma árvore cheia de luzes e objectos brilhantes, temos novos vasos com plantas e reunimos a família para refeições com muitos pratos apetitosos. Para quem tem cães ou gatos curiosos e brincalhões, estas situações podem tornar-se perigosas para a saúde deles. Já para as famílias com animais mais tímidos ou nervosos, estas alterações em casa, juntamente com os fogos de artifício que muitas vezes existem nos dias festivos podem ser causa de stress.
Para começar, relembro alguns dos perigos mais comuns da época natalícia que muitas vezes estão escondidos à vista de todos.
A árvore de Natal, se for um pinheiro verdadeiro tem agulhas que são tóxicas e podem perfurar o intestino quando ingeridas. A água do vaso onde se encontra o pinheiro também tem componentes tóxicos, por isso se tem animais o mais seguro é optar por um pinheiro artificial. Além disso, deve estar segura na parede ou no tecto com um fio de nylon para que não caia caso o seu gato a tente escalar ou o seu cão vá contra ela. As fitas, luzes e decorações de Natal são outra coisa muito atractiva pelo seu brilho e podem ser irresistíveis, principalmente para os gatos. Devemos usar decorações de materiais que não se partem como madeira ou plástico e evitar colocar objectos que possam ser comidos na parte inferior da árvore. As luzes devem ser de baixa voltagem ou estar desligadas sempre que não estejam vigiadas. Assim evitamos queimaduras, cortes ou obstruções no intestino que podem obrigar-nos a ir à clínica veterinária de urgência.
Se tiver cães ou gatos que gostam de brincar com fitas e laços dos presentes, é melhor não os deixar em volta da árvore de Natal, se ingeridas podem causar obstruções intestinais graves.
Os globos de neve, que nos transportam para o imaginário do Natal nos países mais frios, podem conter anticongelante que é extremamente tóxico para os gatos. É preciso muito cuidado para que não se partam e derramem o líquido. As velas devem ser mantidas fora do alcance dos animais para evitar queimaduras e também o risco de incêndio, caso algum as possa deitar ao chão na brincadeira.
Plantas como a Flor de Natal, o visco, a hera ou o azevinho são tóxicas, se as usarem na decoração festiva não se esqueçam de as manter em locais onde não possam ser roídas pelo vosso amigo de 4 patas.
Quando finalmente for o dia do jantar (e almoço) de Natal, não se esqueçam que nem tudo pode ser partilhado com eles, mesmo que façam aqueles olhinhos de quem não come há 15 dias…e avisem as visitas também! Chocolate, uvas, uvas passas, nozes de macadâmia, cebola, alho e álcool estão proibidos para os cães e gatos. Dependendo da dose, os sintomas de intoxicação podem ir de diarreias e vómitos até anemias ou convulsões, dependendo do alimento. No caso do chocolate, quanto mais escuro for, piores podem ser as consequências.
Se temos animais que ficam nervosos quando há mais gente em casa, que não lidam muito bem com crianças ou têm medo de fogos de artifício podemos colocar a sua cama, brinquedos, comida e água numa zona da casa onde as vistas não vão para eles se sentirem mais seguros. Caso o seu cão ou gato não tenha nenhum local, pode criá-lo previamente. No caso dos cães, deve colocar a cama e brinquedos dentro de uma caixa transportadora ou num local mais escondido em casa e começar a passar lá alguns minutos por dia, incentivando-o a ficar relaxado a roer um brinquedo, por exemplo. Isto deve começar a ser feito semanas antes. No caso dos gatos disponibilizar caixas de cartão em zonas mais calmas da casa ou permitir que subam para móveis mais altos onde se possam esconder pode ser suficiente para que se sintam seguros.
As feromonas como o Adaptyl ou Feliway (laboratório Ceva) podem dar uma ajuda nestes casos. O Adaptyl é uma feromona sintética idêntica à que a mãe liberta durante a amamentação dos cachorros que ajuda a mantê-los calmos e seguros. O Feliway é uma feromona sintética idêntica à que os gatos deixam nos locais onde se sentem seguros, através das turras que dão em objectos ou pessoas. O difusor de Adaptyl ou Feliway pode ser colocado no local da casa onde queremos que o cão ou gato se esconda. A coleira Adaptyl é indicada principalmente em cães que passam algum tempo fora de casa. O Adaptyl ou Feliway deve ser colocado uns dias antes e mantido durante um mês.
Desejamos umas Festas Felizes a todos, sempre em segurança e sem stress!
Comentarios